Psicodélica


Ah, sim…
setembro 28, 2010, 1:10 pm
Filed under: Sarcasmo, Turist Guy

De volta a Belém. Sempre me esqueço de escrever algo sobre esta parte – o retorno, infelizmente nunca há muito que comentar do retorno além da vontade de ir mais uma vez. Mas, diferente da viagem ao México, em 2007, está me deixou inclinado a uma reflexão mais crítica da situação de minha pobre e feia cidade – feia, com toda certeza, com sua cultura (esta sim, estou disposto a reconhecer a beleza) velada pela imundice do lixo das ruas, da falta de educação do povo e de sua mentalidade incoerente com a sua terra e seu clima.

Não quero ficar fazendo comparações. Destas já estamos cansados de ouvir e concordar (e nada fazer a respeito). Muito menos isto é um chamado às armas pela construção de uma Belém digna para todos e que possamos nos orgulhar, já que não poderia ser maior meu desapego pela cidade, não hesitando em abandoná-la sem nunca olhar para trás, dada a oportunidade.

Só fica um resquício de melancolia pelas coisas deixadas para trás. Não, não é um lugar perfeito, as mulheres não têm bunda, os homens têm o mau costume de feder e não tomar banhos regulares, o custo de vida é exorbitante e lá existem conflitos políticos e éticos que de forma alguma possuímos (e por isso tão difíceis de compreender quando nos deparamos com eles) na nossa terrinha. E ainda assim, caminhar hoje pela cidade de Belém é, para mim, mais que o inferno cotidiano que sempre foi: se tornou um eterno recordar-se de (curtos) tempos melhores passados lá na gringalândia, fazendo o que eu gostaria de fazer para a minha vida toda (com sérias modificações em certos itens, devo concordar) e conhecendo uma trouxa de pessoas que eu dificilmente irei esquecer.

É, de volta a Belém.

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

